Concurso público, maternidade e escolas: confira promessas de Dr. Furlan para o município de Macapá que o g1 vai acompanhar
06/01/2025
Prefeito reeleito também se comprometeu a construir um restaurante popular. Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 15 compromissos que serão monitorados nos próximos quatro anos. Eles foram selecionados a partir do programa de governo registrado no TSE e durante sua campanha. Dr. Furlan (MDB), prefeito reeleito de Macapá
Jesiel Braga/PMM
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), reeleito com 85,08% dos votos válidos em outubro de 2024, estabeleceu uma série de promessas para o segundo mandato iniciado em 1º de janeiro de 2025. Os compromissos estão em seu plano de governo, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram anunciados ao longo da campanha eleitoral.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 15 compromissos que serão monitorados durante os próximos quatro anos.
Entre elas, está a realização do concurso público para a Guarda Civil Municipal. O objetivo é aumentar o efetivo da corporação.
Dr. Furlan também prometeu concluir as obras do complexo hospitalar com a Maternidade e o Hospital Municipal, além da construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo uma na zona Leste e outra na zona Sul da cidade.
Na área da educação, o prefeito se comprometeu a entregar duas escolas de tempo integral por ano.
LEIA MAIS:
Hospitais, creches, transporte: veja as promessas dos prefeitos das capitais que o g1 vai acompanhar
Levantamento exclusivo
O levantamento exclusivo do g1 acompanha, desde a posse, o que foi prometido pelo prefeito no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e em debates com a participação de Dr. Furlan. [Clique aqui e veja o levantamento]
O g1 reuniu tudo o que foi prometido e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. (Veja os critérios). Depois, acompanha de perto o andamento das promessas e publica levantamento com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.
Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em cada etapa, além da explicação sobre cada promessa, com base nas respostas da gestão e no que foi apurado pela equipe de reportagem.
Como as promessas dos prefeitos são avaliadas?
No decorrer do mandato, as promessas passam a ser classificadas como "não cumpriu ainda", "em parte" ou "cumpriu".
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status será "cumpriu" apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é "não cumpriu ainda".
Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é "em parte". Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é "em parte".
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: