Em busca de 'afinar relação', Lula se reúne com deputados da base na residência oficial de Motta
Tentativa de aproximação com o Congresso acontece em meio a queda de popularidade de Lula, avanço do PL da Anistia na Câmara e impasses com indicados do Congresso no governo. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nesta quarta-feira (23) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes da base governista na Câmara para um jantar em sua residência oficial, em Brasília.
O objetivo do encontro é afinar a relação entre governo e deputados governistas. O presidente Lula participou de encontro semelhante com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e senadores.
A reunião acontece em meio ao impasse para a escolha do novo ministro das Comunicações.
Nesta quinta, o União Brasil indicou a Lula o nome do atual presidente da Telebras, Frederico Siqueira, para assumir o posto vago desde o pedido de demissão de Juscelino Filho, há duas semanas.
Antes, o União tinha indicado o deputado Pedro Lucas (MA) – que, após ter sido anunciado oficialmente como futuro ministro, pediu desculpas a Lula nesta terça e disse que não assumiria o posto.
Por trás da recusa, está uma disputa interna no União Brasil, e o medo do grupo mais próximo a Rueda e a Pedro Lucas de perder influência na bancada da Câmara.
Mais cedo, nesta quarta, Lula esteve com Motta e Alcolumbre para entregar ao Congresso o texto da PEC da Segurança Pública – que, se aprovado, vai mexer na Constituição Federal para ampliar o papel do governo federal na área. Veja abaixo:
Lula entrega PEC da Segurança ao Congresso e diz que crime organizado está 'em tudo quanto
Pedro Lucas, aliás foi um dos líderes que compareceram ao jantar desta quarta.
Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Dr. Luizinho (PP-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ), Fred Costa (PRD-MG) e o líder governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) estavam entre os presentes.
O líder do PP, inclusive, foi um dos deputados que assinou o requerimento de urgência para o projeto que pretende anistiar os envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro.
Anistia
A anistia aos golpistas de 8 de janeiro deve ser um dos temas abordados por Lula no jantar com os deputados.
Um líder do Centrão foi chamado ao Palácio do Planalto nesta tarde para conversar com a ministra Gleisi Hoffmann para tratar do tema.
Na saída, ele afirmou ao g1 que a reunião foi uma espécie de “preâmbulo” para o jantar e que Lula discutiria o tema com os parlamentares.
Congresso e STF analisam alternativa à proposta de anistia
Base frágil
Lula repete com os deputados a tentativa de aproximação que fez com líderes senadores no início de abril.
Na oportunidade, a exemplo desta quarta, ele também foi a um jantar com os parlamentares na residência oficial do Senado.
Na Câmara, a base do governo é ainda mais frágil. Partidos que ocupam pastas na Esplanada tem dado cada vez menos votos favoráveis ao governo no plenário.
Além disso, mais da metade das assinaturas que permitiram o protocolo da urgência para o projeto da anistia vieram de partidos como PSD e União Brasil, que chefiam três pastas do governo.FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/04/23/em-busca-de-afinar-relacao-lula-se-reune-com-deputados-da-base-na-residencia-oficial-de-motta.ghtml